27.3.12

Peixe Grande de Tim Button Um filme que aborda lindamente a relação de pai e filho" - por Rodolpho Souza

 "A Arte é uma mentira, em que se revela a Verdade." (Picasso)
Edward Bloom(Albert Finney, velho, e Ewan McGregor, jovem) é um fantástico contador de histórias que acrescenta um toque artístico em todas elas onde prende o ouvinte. Suas histórias vão de um simples gigante para duas cantoras gêmeas siamesas,além de feiticeiras. Entretanto sua simpatia não agrada seu filho Will Bloom (Billy Crudup) que vê nessas histórias apenas um personagem do pai. Com isso acha que não o conhece até vê-lo num hospital.
Will percebe que deve separar a realidade da ficção e que seu pai transforma fatos simples do cotidiano em incríveis aventuras que todos nós queríamos vivenciar pelo menos uma vez na vida:
-A maioria dos homens conta histórias diretas,não só complicadas,nem divertidas- Edward Bloom.
O filme aborda a relação de pai e filho utilizando-se de metáforas. O cinema tem como umas de suas características o poder de contar fatos com diversos atributos abusando da ironia, do humor,da sagacidade, da metalinguagem entre outros. E Big fish mostra isso explicitamente quando Edward Bloom conta suas histórias.
Uma metáfora interessante usada pela personagem é: ''Peixes dourados têm crescimento limitado quando confinados em um aquário pequeno. Quando estão em uma área maior, como um rio, por exemplo, ele chega a crescer até duas vezes mais''. Mostrando que devemos nos aventurar ,se jogar de cabeça mesmo,pois assim encontramos o melhor de nós.
Quem gosta de aventuras, de histórias reais com um toque mágico e adora abusar da imaginação Peixe Grande é uma boa pedida.

Nenhum comentário: